OFFSHORE EM NITERÓI

Texto: Marcel Magalhães
Foto: Divulgação

O Estaleiro Brasa deverá realizar até o fim deste ano uma operação inédita na história da indústria offshore do País: a montagem e integração simultânea de dois mega FPSOs (unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo, na tradução para o português). Os procedimentos realizados nas embarcações Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, de aproximadamente 350 metros de comprimento, devem estar concluídos até os primeiros meses de 2016.

O içamento dos módulos construídos pelo Estaleiro Brasa para o FPSO Cidade de Maricá, que já está aportado, foi concluído com sucesso no fim de agosto. Foram içadas cerca de oito mil toneladas a bordo da embarcação, entre módulos de processamento de óleo, tratamento de gás e recuperação de CO2, sendo o mais pesado deles com 1.580 toneladas.

Agora, o serviço entra na fase de integração dos módulos com término previsto para o fim do ano. O Brasa aguarda também a chegada de outra plataforma, o Cidade de Saquarema, e com isso fará a integração simultânea de dois mega FPSOs, fato inédito na indústria brasileira.

Disponível em: http://www.atribunarj.com.br/noticia.php?id=15267&titulo=MARCO